O Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais esteve presente, no dia 13 de maio, na Reunião Técnica da Rede Mineira de Ouvidorias – Rede Ouvir, realizada na sede da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE-MG), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O servidor Rodrigo Gatti, lotado no Gabinete da Procuradora Ouvidora Elke Moura, representou a Procuradora na ocasião.
O encontro reuniu integrantes de diversas instituições públicas para debater temas relevantes e fortalecer a atuação das ouvidorias em Minas Gerais. A condução dos trabalhos ficou a cargo da Ouvidora-Geral do Estado, Gabriela Câmara, e do Ouvidor do Município de Belo Horizonte e Secretário Executivo da Rede Ouvir, Gustavo Costa Nassif.
Durante a programação, os participantes puderam conhecer a Sala de Situação da OGE-MG, estruturada com ferramentas de business intelligence para monitoramento e análise de dados provenientes das manifestações recebidas pelos canais de ouvidoria. A Ouvidora-Geral do Estado apresentou os painéis de dados utilizados nas discussões sobre políticas públicas, evidenciando como a tecnologia tem aprimorado o atendimento ao cidadão. Até o momento, a OGE já registrou mais de 49 mil demandas apenas em 2025.
Outro destaque foi a apresentação da Ouvidora de Assédio Moral e Sexual da OGE-MG, Luciene Ribeiro Soares, que abordou o tema “Assédio moral e sexual na Administração Pública”. Com 22 anos de experiência na gestão pública estadual, Luciene abordou iniciativas de enfrentamento e prevenção a essas condutas no âmbito do serviço público mineiro.
A reunião também contou com a apresentação do Relatório Anual de Gestão da Ouvidoria da Copasa, feita pela Ouvidora Suami Cruz Leão, que destacou os avanços e desafios enfrentados pela companhia na prestação de serviços à população.
Entre as pautas administrativas, definiu-se a realização de uma edição da Ouvidoria Itinerante na região do Barreiro, em Belo Horizonte, prevista para julho, com participação de todos os integrantes da Rede Ouvir.
Além do MPC-MG e da OGE-MG, participaram do encontro representantes do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais (CRECI-MG), Cemig, Copasa, Arsae, Cefet, IFMG, OAB/MG, além dos Município de Belo Horizonte, Contagem, Divinópolis, Itabira e Itatiaiuçu, e do Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência (IDCT).
Fonte: Rede Ouvir.