Na manhã de hoje, 4, o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, representado pelo Procurador-Geral, Marcílio Barenco, participou da primeira reunião de 2025 da Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção no Estado de Minas Gerais (Arcco-MG). O encontro, conduzido pelo Controlador-Geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, reuniu representantes de diversas instituições de controle e fiscalização para alinhar estratégias e ações conjuntas para o ano.
Entre os participantes estavam integrantes do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), da Controladoria-Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Município de Belo Horizonte (PBH).
A Coordenação Executiva da Arcco-MG para o biênio 2025-2026 ficará a cargo da PCMG, eleita durante a reunião e, na ocasião, representada pelo Delegado de Polícia Guilherme Catão.
Outro ponto de destaque foi a aprovação do ingresso da Defensoria Pública de Minas Gerais na Arcco-MG, fortalecendo ainda mais a rede de cooperação e controle no Estado.
O Procurador-Geral do MPC-MG, Marcílio Barenco, destacou a importância da integração entre as instituições na luta contra a corrupção:
“A Arcco-MG é um espaço fundamental para que possamos pensar e executar, conjuntamente, estratégias mais eficazes de prevenção e combate à corrupção. A entrada da Defensoria Pública agrega ainda mais à Rede e fortalece nosso compromisso com a transparência e a defesa dos interesses da sociedade.”
Saiba mais
A Arcco-MG é uma rede formada por órgãos e instituições da Administração Pública com o objetivo de desenvolver ações direcionadas à fiscalização da gestão do Poder Público, ao diagnóstico e combate à corrupção, bem como ao fortalecimento, ampliação e aprimoramento da articulação interinstitucional.