Popup do evento
MPC-MG participa de minicurso de capacitação da plataforma OJS 
Publicação em 3 de setembro de 2024

Nesta terça-feira, 3, foi concluído o minicurso “Gestão de Periódicos, Boas Práticas Editoriais e Uso da Plataforma OJS 3”, voltado às equipes das revistas do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) e do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais. O objetivo do curso foi capacitar os participantes no uso da plataforma Open Journal System (OJS), além de aperfeiçoar as práticas editoriais e a gestão de revistas científicas. 

Os participantes do minicurso. 2 set. 2024. Foto: TCE-MG.

Ministrado pela professora Millena Souza Farias, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o curso ocorreu no Laboratório de Informática do Suricato, nas dependências do TCE-MG. Durante dois dias de treinamento intensivo, foram abordadas as funcionalidades da versão 3 da plataforma OJS, com destaque para as exigências estabelecidas pela Capes e pelo CNPq. 

Representando o MPC-MG, participaram do minicurso a Procuradora Cristina Andrade Melo, Editora-Chefe da “Controle em Foco: Revista do MPC-MG”; sua Assessora e integrante da Comissão Editorial, Ana Carolina de Souza e Silva; as servidoras Nara Mattar e Izabella Velloso, também membros da Comissão Editorial; a revisora do periódico, Lílian Oliveira; e o responsável pela manutenção da revista na plataforma, Juan Karlos Freitas. Também estiveram presentes a Editora-Chefe da revista do TCE-MG, Luciana Raso, além de servidores da Corte de Contas mineira. 

O curso proporcionou uma atualização completa sobre as novas funcionalidades da OJS 3, promovendo o aprimoramento das rotinas editoriais e assegurando que as publicações atendam aos padrões de qualidade exigidos pelos órgãos de fomento à pesquisa no Brasil. 

A professora Millena Souza Farias ministrando o minicurso. 2 set. 2024. Foto: TCE-MG.
As Editoras-Chefe Luciana Raso, da Revista do TCE-MG (à esquerda), e Cristina Andrade Melo, da “Controle em Foco: Revista do MPC-MG” (à direita), ladeando a professora Millena Souza Farias. A 2 set. 2024. Foto: TCE-MG.