Acontece desde a última segunda-feira em Belém, no Pará, o I Encontro Nacional de Corregedorias e Ouvidorias do Ministério Público de Contas, promovido pela Associação Nacional do Ministério Público de Contas em parceria com o Ministério Público de Contas do Estado do Pará.
O evento, que acontece até hoje no Hotel Grand Mercure, tem por objetivo compartilhar experiências entre os integrantes do Ministério Público de Contas brasileiro, convidados de outras carreiras e entidade privada (Transparência Internacional). Também visa qualificar e informar o MPC brasileiro, evidenciando os órgãos de Correição e Ouvidoria em sua prestação de serviços à sociedade.
Entre os temas tratados no evento, em relação às Corregedorias destacam-se fisionomia institucional, boas práticas, normativas e interação com demais órgãos de controle; e em relação às Ouvidorias do MPC, estruturação, boas práticas e relevância institucional.
Ao final do evento foi firmada a “Carta de Belém” que recomenda a criação de Corregedorias e Ouvidorias como estratégias nacionais de atuação dos membros do MPC brasileiro, da AMPCON e do CNPGC.

O MPC-MG está representado no evento pelo Procurador-Geral, Marcílio Barenco, pelas Procuradoras Elke Moura, Cristina Melo e Sara Meinberg, e pelas servidoras Giovanna Bonfante e Daniela Passos.

O Procurador-Geral Marcílio Barenco, que também integra a diretoria do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas como Vice-Presidente da região Sudeste, participou ainda de reunião interna do CNPGC, tendo como pauta a atuação coordenada na área ambiental.

