No último dia 18, o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais participou da primeira reunião do Comitê Gestor da Rede MPContas. Realizado de forma virtual por meio da plataforma Teams, o encontro contou com a presença de nove integrantes do Comitê, advindos de diferentes instituições do país. Do Parquet Especial mineiro, compareceu a servidora Ana Paula Milanez, lotada na Procuradoria-Geral.
Na ocasião, foram discutidos temas estratégicos para o fortalecimento e a integração das atividades da Rede MPContas. Entre os principais pontos abordados, destacaram-se a apresentação dos objetivos e metas para o próximo ano, a definição de estratégias de comunicação e colaboração entre os membros, a deliberação sobre projetos prioritários a serem implementados e o planejamento da próxima reunião e das atividades futuras.
O que é a Rede MPContas?
Instituída por meio de Acordo de Cooperação Técnica pelo Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) e o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), a Rede tem como escopo: a produção de conhecimento – por meio do intercâmbio de dados e informações entre os integrantes –, a realização de trabalhos conjuntos, a colaboração em eventos de capacitação e desenvolvimento profissional, bem como o compartilhamento e desenvolvimento em conjunto de metodologias, processos de trabalho e soluções tecnológicas.