Popup do evento
MPC-MG participa da abertura da Semana contra a Corrupção 2024 
Publicação em 9 de dezembro de 2024

O Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, representado pelo Procurador-Geral, Marcílio Barenco, participou hoje, 9, da cerimônia de abertura da Semana contra a Corrupção 2024, promovida pela Ação Integrada da Rede de Combate à Corrupção de Minas Gerais (Arcco-MG). 

Adonias Monteiro, Luiz Henrique Borsari, Rodrigo Fontenelle, Bruno Carazza, Romeu Zema, Marcílio Barenco, Paulo Calmon e Raquel Dias. Foto: Agência Minas. 

Realizado no Auditório Juscelino Kubitschek da Cidade Administrativa, o primeiro dia de evento contou com palestra magna proferida pelo professor da Fundação Cabral e escritor Bruno Carazza, sobre “O futuro da prevenção e do combate à corrupção”. 

O dispositivo de honra. Foto: Leandro Bessas / Arcco-MG. 

Participando do dispositivo de honra, o Procurador-Geral Marcílio Barenco, em sua fala, destacou a importância de o Estado manter a cultura de combate à corrupção.  

“Na minha visão, o antídoto ao veneno da corrupção é a responsabilidade. […] Nossa lição de hoje é incutir na sociedade e nas gerações que estão vindo que a ideia do ilícito, se praticado, gera responsabilidade, e ele não compensa”, afirmou. 

O Procurador-Geral do MPC-MG, Marcílio Barenco.
Foto: Leandro Bessas / Arcco-MG.

Entre as autoridades presentes, estavam os anfitriões: o Governador do Estado, Romeu Zema; e o Controlador-Geral, Rodrigo Fontenelle; bem como o Procurador de Justiça Adjunto Luiz Henrique Borsari; o Desembargador Paulo Calmon; a Defensora Pública-Geral, Raquel da Costa Dias; e, representando o TCEMG, o Conselheiro Substituto Adonias Monteiro.  

O evento reunirá, em diversos espaços em Belo Horizonte, até o dia 13, órgãos públicos, especialistas e sociedade civil com o objetivo de promover o diálogo e fortalecer a agenda anticorrupção no âmbito do Estado de Minas Gerais.  

No dia 12, o TCE-MG sediará os debates. A Procuradora Ouvidora do MPC-MG, Elke Moura, participará da mesa “Os Tribunais de Contas nas redes de controle: experiência no âmbito regional e federal”, ao lado de Luís Emílio Pinheiro Naves (Assessor) e Celso Bernardes Silva (TCU). 

Entre os temas desta edição, estão: uso da inteligência artificial no combate à corrupção, ética, integridade e boas práticas de governança. A programação completa está disponível em: https://www.semanacontracorrupcao.cge.mg.gov.br/