Popup do evento
DPMG promoverá Seminário para pessoas com deficiência 
Publicação em 17 de setembro de 2024

A Defensoria Pública de Minas Gerais promoverá, no dia 20 de setembro, o Seminário Setembro Verde, evento em comemoração ao mês da luta das pessoas com deficiência. O encontro acontecerá no Mineirão, a partir das 8h, e contará com diversas atividades voltadas à inclusão e conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência. 

Entre os destaques da programação está uma Roda de Conversa com a participação especial da campeã paralímpica Ana Carolina Moura, que compartilhará suas experiências e discutirá temas relacionados ao esporte e superação. Além disso, diversas Associações ligadas às pessoas com deficiência estarão presentes para discutir questões importantes e promover a troca de experiências. 

O seminário também oferecerá uma Tenda de Serviços, com estandes de cursos, livros e cartilhas voltadas à orientação e capacitação. Será uma excelente oportunidade para a comunidade conhecer mais sobre os serviços disponíveis para as pessoas com deficiência e se engajar nas discussões sobre inclusão social. 

O evento é exclusivo para pessoas com deficiência. Para mais informações e realização da inscrição, os interessados podem acessar o link aqui

Saiba mais 

O seminário faz parte do projeto de articulação permanente “Inclusão Verde Mundo – Rede em Proteção”, que reúne diversas instituições na promoção dos direitos das pessoas com deficiência, entre elas, o MPC-MG. O Parquet Especial integra a Rede desde setembro de 2022, quando aderiu ao projeto por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 090/2021, concebido pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) e pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG).      

A Rede de Proteção atua em dois eixos fundamentais:    

– Educação em Direitos: realização de curso de capacitação (interdisciplinar), seminários, congressos, entrevistas de conscientização na mídia escrita, rádio e televisão, campanhas de orientações em direitos, etc.   

– Promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência mediante articulação estratégica e técnica das instituições da Rede de Proteção tendo como foco a atuação extrajudicial e preventiva, utilizando-se os métodos adequados de solução de conflitos.