Na última sexta, 13, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais e Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), Marcílio Barenco, participou de reunião institucional na sede do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), em Belo Horizonte.
O encontro foi conduzido pelo Presidente do Tribunal, Conselheiro Durval Ângelo, e contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Paulo de Tarso Morais Filho, e da Ministra Substituta do Tribunal Superior Eleitoral Edilene Lôbo. Também estiveram presentes outros membros das instituições, que integram o sistema de justiça e de controle e fiscalização do Estado.
Mais do que uma reunião de cortesia, a conversa institucional buscou consolidar parcerias, estreitar canais de diálogo e alinhar iniciativas voltadas à transparência, à sustentabilidade fiscal e à promoção de políticas públicas mais eficazes e inclusivas. As autoridades destacaram a importância da atuação articulada entre os órgãos de justiça e controle, especialmente em um cenário de grandes desafios sociais, econômicos e climáticos.
Para o Procurador-Geral Marcílio Barenco, encontros como este reforçam o papel do controle externo como instrumento essencial para o aprimoramento da gestão pública:
“A integração entre instituições que compartilham o compromisso com a legalidade, a ética e o interesse público é fundamental para garantir que o cidadão seja, de fato, o centro das políticas públicas.”