Popup do evento
Procuradora Maria Cecília Mendes Borges

  

Maria Cecília Borges Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais

Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais desde 23 de julho de 2008, aprovada em concurso público em primeiro lugar.

Nasceu em Pouso Alegre/MG, filha de Paulo Tarso Beraldo Borges e de Fátima Mendes Borges.

Mestre em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais e membro de bancas examinadoras de monografia de final de curso na mesma instituição.

Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Viçosa, recebendo menção honrosa do Departamento de Direito da Universidade em razão da aprovação com nota máxima e louvor em sua monografia de final de curso.

Pós-graduada em Direito Público.

Iniciou sua vida escolar no Colégio São José, dos padres pavonianos, e cursou o ensino médio no Colégio João Paulo II, ambos em Pouso Alegre/MG.

Iniciou suas atividades profissionais no Poder Judiciário, prestando serviços nos diversos ramos, entre os quais Direito Público e do Consumidor, desde Viçosa/MG e Teixeiras/MG (1998).

Atuou como advogada, aprovada em Exame de Ordem logo ao se formar.

Foi aprovada em diversos concursos públicos, sendo professora de Graduação e Pós-Graduação em Direito Administrativo, atividade desenvolvida no curso ministrado pelo Ceajufe em parceria com a Universidade de Itaúna.

Ingressou no Judiciário Federal por concurso público (2001), onde, em assessoramento jurídico, lidou com variadas questões federais e participou de diversas atividades, tais como a realização de Juizados Federais itinerantes, em comunidades no interior do Estado de Minas Gerais.

Participou de diversos cursos e congressos na área jurídica, de administração pública, de direito do consumidor, econômico e financeiro e análise econômica do direito. Recebeu menção honrosa da Universidade Federal de Ouro Preto por ter apresentado trabalho aprovado com louvor em congresso promovido pela instituição, tendo sido bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolvendo atividade de iniciação científica na área de direito econômico e do consumidor, apresentando trabalhos e participando de eventos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), desenvolvendo, ainda, estudos na área de propriedade intelectual.

Possui diversos artigos publicados em periódicos especializados na área pública, jurídica, de administração pública, administrativa, econômica e financeira.

Fala três línguas estrangeiras, tendo sido professora de inglês desde os 14 anos de idade.