Popup do evento
CNPGC aprova diretrizes nacionais para aprimorar controle dos gastos públicos
Publicação em 24 de maio de 2016
Seminário

Reunião do CNPGC

Medidas atribuídas ao Ministério Público de Contas visam o combate à corrupção. Reunião do Conselho ocorreu nesta quinta-feira (19), em São Paulo

 

O Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público de Contas (CNPGC) aprovou, nesta quinta-feira (19), um conjunto de diretrizes para padronizar e aperfeiçoar a atuação do controle dos gastos públicos. O encontro, em São Paulo (SP), foi presidido pela Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas do Distrito Federal (MPC/DF) e presidente do CNPGC, Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira, contou com a presença do Procurador-Geral do MPC de Minas Gerais, Daniel de Carvalho Guimarães, e reuniu Procuradores-Gerais de Contas de todas as outras regiões do país.

 

Entre as diretrizes aprovadas pelo Conselho, ganharam destaque as que versam sobre o aprimoramento dos mecanismos de solução de conflitos, por intermédio de Recomendações, Atos de Cooperação, Termos de Ajustamento de Conduta, dentre outros. Além disso, foi ressaltada a importância de parcerias com outros órgãos para ampliar a eficiência no combate à corrupção e à má gestão pública.

 

Os Procuradores Gerais de Contas aprovaram, ainda, medidas efetivas para garantir estruturas mínimas de atuação do Ministério Público de Contas em cada Estado, com o objetivo de melhorar a prestação de serviços à sociedade. No que diz respeito à autonomia institucional, a proposta é de criação de Corregedorias e de Colégios de Procuradores –  este último para deliberações coletivas em cada um dos Ministério Público de Contas brasileiros.

 

Para a presidente do CNPGC, Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira, as diretrizes aprovadas servirão para aprimorar o cumprimento das funções do Ministério Público de Contas. “A reunião do CNPGC é um momento fundamental para uniformizar procedimentos e fortalecer o papel institucional do MPC em todo nosso país”, conclui Cláudia Fernanda.

 

Veja aqui os 20 enunciados do CNPGC.