Nesta terça-feira, dia 27/10/2020, o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais e a Polícia Federal impulsionaram a investigação contra a máfia das lousas, com o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão, notadamente em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
A segunda fase da Operação Quadro Negro foi realizada com absoluto êxito, principalmente pela apreensão de mídias, documentos, aparelhos celulares, computadores e até mesmo passaportes dos envolvidos nas fraudes em processos licitatórios que tinham como objeto a aquisição de lousas interativas, a contratação de serviços de informática educacional e a capacitação para manuseio dos equipamentos.

Essa medida certamente irá contribuir para a identificação e responsabilização dos gestores públicos que participaram do esquema, que movimentou mais de R$50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais) nos últimos 10 anos.
Os pais de alunos, professores e demais servidores municipais que tenham informações úteis para as investigações podem entrar em contato através do e-mail lousas@mpc.mg.gov.br
Aqueles que contribuírem terão garantia de absoluto sigilo.
O Ministério Público de Contas continuará a investigação conduzida através do Inquérito Civil n. 002.2017.628, sempre buscando, com todos os meios possíveis, o ressarcimento do prejuízo causado aos cofres públicos e a consequente aplicação de penalidades a todos os responsáveis!
Reportagens relacionadas: