A Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais Maria Cecília Borges, que ministrou aulas para a turma presencial do Curso de Especialização em Finanças Públicas da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, foi escolhida pelos alunos como professora homenageada da formatura. A solenidade, realizada no dia 28, no Auditório Vivaldi Moreira, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, reuniu familiares, representantes institucionais e os cerca de 100 concluintes das modalidades presencial e a distância.

No dispositivo de honra estavam, além da Procuradora, o Presidente do Tribunal, Conselheiro Durval Ângelo; o Regente da Escola de Contas, Conselheiro em exercício Hamilton Coelho; o Diretor da instituição, Rodrigo Marzano; a Coordenadora da Pós-Graduação, Luciana Raso; e o colaborador homenageado, Alex Couto.
As homenagens contemplaram professoras, professores e colaboradores que marcaram o percurso das turmas. Além da Procuradora Maria Cecília Borges, receberam distinção as professoras Cristina Montenegro e Luciana Raso, o professor Pedro Azevedo e o colaborador Alex Couto, em entregas realizadas pelo Presidente Durval Ângelo, pelo Conselheiro em exercício Hamilton Coelho e pelos oradores das turmas presencial e EAD.
Ao receber a distinção, a Procuradora Maria Cecília Borges falou à plateia sobre a docência como vocação que ultrapassa o domínio técnico e jurídico, convidando os alunos a desenvolver um olhar crítico, sensível e atento ao mundo que os cerca. Em seguida, compartilhou uma lembrança marcante de sala de aula:

“Quando recebo esta homenagem, sinto que tive êxito neste trabalho, e me recordo de um dia em que, tratando de um caso concreto no bojo das lições constitucionais sobre finanças públicas, a turma, muito atenta e ávida pelo que eu tinha a falar, me devolveu a seguinte pergunta: ‘Professora, o que é preciso para atuar como Ministério Público?’; e eu, então, lhes respondi: ‘É preciso coragem!’”
Foto: JK Freitas | MPC-MG.
A cerimônia foi concluída com mensagem do Presidente do TCE-MG, Conselheiro Durval Ângelo, que destacou a força transformadora da educação ao longo da vida:

“Se você quer colheita a curto prazo, plante sementes de cereais. Se você quiser uma colheita a médio prazo, plante sementes de árvores frutíferas. Agora, se você quer colheita para a vida toda, plante sementes de educação. E, hoje, vocês estão colhendo, porque a educação é inesgotável.”
Foto: Daniele Fernandes | TCEMG.
Confira outros momentos da cerimônia de formatura:










