Reconhecimento celebra dedicação e compromisso dos servidores públicos mineiros______
Na tarde desta quarta-feira, 22, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) realizou a cerimônia de entrega da Medalha Emílio Moura, honraria concedida a servidores e servidoras que se destacam pela dedicação e pelo tempo de serviço prestado à instituição. O Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais esteve representado pelo Procurador-Geral e Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), Marcílio Barenco, e pela Procuradora-Corregedora, Sara Meinberg.
Foram agraciados com a medalha os servidores Leonardo Baptista, do Gabinete da Procuradoria-Geral, Vanderlei Alves Nicolau, que está à frente da Coordenadoria de Apoio Operacional (Caop), e Taíssa Keley Brito, do Gabinete da Procuradora-Corregedora, Sara Meinberg. A homenagem reconhece a contribuição desses servidores ao fortalecimento do Tribunal e ao aprimoramento do controle externo em Minas Gerais.
Mesa de honra e abertura
Além de Barenco e Meinberg, compuseram a mesa de honra o Presidente do TCE-MG, Conselheiro Durval Ângelo; o Vice-Presidente, Conselheiro Agostinho Patrus; o Ouvidor, Conselheiro Adonias Monteiro; os Conselheiros em exercício Licurgo Mourão, Telmo Passareli e Hamilton Coelho; e o Presidente da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas (Asscontas), Antônio da Costa Lima Filho.
O evento foi aberto com a execução do Hino Nacional brasileiro, interpretado pelo coral “Contas e Cantos”, formado por servidores e servidoras do Tribunal.

Discurso em nome dos homenageados
Em nome dos agraciados, o servidor Eduardo Carone Costa Júnior fez um discurso emocionado sobre o sentido do serviço público e a vocação que o sustenta. Ele destacou que a verdadeira distinção do servidor está na entrega ao interesse coletivo:
“Falar em ‘bom servidor público’ nada mais é que pleonasmo. Só merece ser chamado de servidor público aquele que, coloquialmente, se afirma ser bom servidor público”, afirmou.



Encerramento
Entre os homenageados, destacou-se o Presidente da Ascontas, Antônio da Costa Lima Filho, reconhecido pelo trabalho exemplar e pela dedicação ao serviço público. A presença de sua família emocionou o público, e ele foi ovacionado pela plateia ao receber a homenagem. Considerado um servidor admirável, Antônio Lima é amplamente respeitado por sua trajetória de compromisso e competência no Tribunal de Contas de Minas Gerais.
Ao final da solenidade, o Presidente do TCE-MG, Conselheiro Durval Ângelo, iniciou seu discurso destacando sua trajetória de 50 anos no serviço público, lembrando que a família inteira tem ligação com o setor. Ele contou experiências pessoais como professor e afirmou que a dedicação ao serviço público faz parte de sua vida desde jovem.
Encerrando, inspirado pela literatura e pela arte, o Presidente recitou o poema “Parati”, de Mia Couto, e convidou o público a refletir sobre o sentido do trabalho e da vida pública:
“Que tudo o que a gente fizer aqui seja para ti, servidores e servidoras. Que a gente ame mais, tenha mais ternura. Como dizia Santo Agostinho, ‘ame e faça o que quiseres’, porque quem ama nunca faz o mal, faz sempre o bem. Que a gente faça sempre o bem para 23 milhões de mineiros e mineiras.”
Para o Procurador-Geral do MPC-MG, Marcílio Barenco, a cerimônia foi uma oportunidade de reconhecer o esforço individual e o impacto coletivo do serviço público.
“Hoje celebramos o trabalho excepcional dos servidores do MPC-MG, que diariamente traduzem em prática os princípios de ética, transparência e eficiência no controle externo. Cada esforço, cada decisão e cada gesto de dedicação reforça a solidez da instituição e a confiança da sociedade na atuação do Ministério Público de Contas em Minas Gerais. Vocês não apenas cumprem funções; vocês constroem, dia após dia, uma história de compromisso público que inspira todos ao redor”, afirmou Barenco.

Confira a lista com todos os homenageados aqui.






