Procurador-Geral do MPC-MG participa de inauguração da nova sede do Instituto Rui Barbosa 
Publicação em 1 de agosto de 2025



Na tarde de ontem, 31, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais e Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas, Marcílio Barenco, participou da solenidade de inauguração da nova sede do Instituto Rui Barbosa (IRB), realizada no Auditório do Edifício ION, em Brasília. O evento reuniu autoridades brasileiras e estrangeiras do sistema de controle externo e marcou um passo importante para o fortalecimento institucional dos Tribunais de Contas em todo o país. 

Marcílio Barenco, Estilac Xavier, Durval Ângelo, Edilson Silva e Rodrigo Marzano. Acervo pessoal.


A nova sede do IRB foi pensada como um espaço voltado ao aperfeiçoamento técnico, à produção de conhecimento e ao intercâmbio de boas práticas. Para o Presidente do Instituto, o Conselheiro do TCE-CE Edilberto Pontes, o local representa mais do que uma estrutura física:  

“Sabemos que a sede é apenas um prédio, uma estrutura física construída, mas o que realmente importa e faz desse momento extremamente significativo são as pessoas, os debates, os cursos, as interações que ocorrerão dentro deste espaço. Sou grato a todos que apoiaram mais esta iniciativa para o fortalecimento do IRB e dos Tribunais de Contas”, afirmou. 

A solenidade contou com uma palestra do jornalista e escritor Lira Neto, que abordou o poder da palavra na construção da memória coletiva, e incluiu ainda o descerramento da placa inaugural. 

Na oportunidade, o Procurador-Geral do MPC-MG, Marcílio Barenco, destacou a importância de espaços como o IRB para a qualificação permanente dos agentes públicos e o fortalecimento do controle em sua dimensão pedagógica.  

“O conhecimento precisa circular. É por meio dele que aprimoramos nossas instituições, construímos consensos e aproximamos o Controle Externo da sociedade que ele serve.” 

Estiveram presentes o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Conselheiro Durval Ângelo; o Conselheiro Estilac Xavier, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS); o Conselheiro Edilson Silva, Presidente da Atricon; o Conselheiro Luiz Antonio Guaraná, Presidente do CNPTC; o Juiz Conselheiro Sebastião Gunza, do Tribunal de Contas de Angola; Adriana Portugal, Presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop); Thaisse Craveiro, Presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas (ANTC); os Ministros do TCU Benjamin Zymler e Antonio Anastasia; além de Conselheiros Presidentes de Tribunais de Contas, Procuradores de Contas e membros da Diretoria do IRB.