Popup do evento
MPC-MG prestigia lançamento da plataforma “Panorama da Educação”, do MPMG 
Publicação em 4 de julho de 2025



O Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais marcou presença no lançamento da plataforma “Panorama da Educação – MPMG”, realizado nesta quinta-feira, 3, durante o “Treinamento para Atuação na Construção da Política Estruturante de Educação”. Representado pela Procuradora Cristina Andrade Melo, que também exerce a função de 1ª Tesoureira da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), o MPC-MG reafirmou seu compromisso com o fortalecimento de políticas públicas educacionais baseadas em evidências.

Rafael Henrique Martins Fernandes, Giselle Ribeiro de Oliveira, Cristina Andrade Melo e Hugo Barros de Moura Lima. Foto: MPMG.

Desenvolvida pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (CAOEDUC), com apoio técnico da Coordenadoria de Planejamento Institucional (Copli), a plataforma é uma ferramenta de business intelligence que reúne e organiza mais de dez bases de dados oficiais — entre elas, informações estratégicas fornecidas pelo próprio MPC-MG. Ao integrar esses dados em um ambiente digital intuitivo e robusto, o sistema oferece aos membros do Ministério Público mineiro insumos qualificados para a fiscalização das políticas educacionais e para a proposição de soluções estruturantes. 

A primeira fase da ferramenta contempla exclusivamente dados da educação infantil em âmbito municipal, permitindo identificar falhas na oferta, avaliar a conformidade legal e produzir documentos técnicos de forma ágil e fundamentada. Trata-se de uma ação estratégica vinculada ao projeto “Política Estruturante de Educação: Todos pelo Direito à Educação de Qualidade”, inserido no Planejamento Estratégico 2021-2026 do MPMG. 

Durante o evento, a Promotora de Justiça Giselle Ribeiro de Oliveira, Coordenadora do CAOEDUC, apresentou a plataforma como uma resposta concreta à necessidade de atuação ministerial mais técnica, resolutiva e territorializada.  

Ao participar do lançamento, a Procuradora Cristina Andrade Melo destacou a relevância da iniciativa e o valor da atuação integrada entre instituições de controle:

A Procuradora Cristina Andrade Melo. Foto: MPMG.


Composição da mesa

Foto: Youtube | Reprodução.

Além da Coordenadora do CAOEDUC, Giselle de Oliveira, e da Procuradora Cristina Andrade Melo, compuseram a mesa o Procurador-Geral de Justiça Adjunto Institucional, Hugo Barros de Moura Lima — que representou o Procurador-Geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho —, o Coordenador da Copli, Rafael Martins Fernandes, Promotores e servidores.