O Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais participou, hoje, 20, do lançamento do Plano de Gestão 2025-2026 do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), realizado no Auditório Vivaldi Moreira. Pela manhã, o MPC-MG foi representado pelo Procurador-Geral e Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), Marcílio Barenco; pela Procuradora Corregedora, Sara Meinberg; e pela Procuradora Maria Cecília Borges. Já pela tarde, o Órgão Ministerial foi representado pelo Subprocurador-Geral e 1º Diretor Executivo da Ampcon, Daniel Guimarães, e pela Procuradora e 1ª Tesoureira da Ampcon, Cristina Andrade Melo.


A abertura foi conduzida pelo Presidente do TCE-MG, Conselheiro Durval Ângelo, que destacou o foco da nova gestão na centralidade das pessoas e na promoção de um controle externo mais próximo da realidade da população mineira. Na sequência, o evento seguiu com uma série de apresentações temáticas, cada uma voltada para um eixo estratégico do novo ciclo de gestão.

O Diretor-Geral do Tribunal, Gustavo Vidigal, apresentou as grandes diretrizes do plano, ressaltando a importância de um controle orientado por prioridades sociais. Em seguida, o Diretor de Planejamento de Gestão Estratégica do TCE-MG, Alex Lopes, apresentou “O papel estratégico de um caminho coletivo de transformação”, e abordou o processo participativo de elaboração do plano, enfatizando o protagonismo dos servidores.


Posteriormente, a Superintendente de Controle Externo, Jaqueline Somavilla, apresentou os “Projetos Estratégicos da Área Finalística”, que incluem ações voltadas à modernização das auditorias, à intensificação do uso de dados e ao fortalecimento da fiscalização de políticas públicas.

A quarta apresentação foi realizada pela Superintendente de Gestão e Finanças, Milena Alves, que tratou dos “Projetos dos Objetivos Estratégicos de Sustentação”. Ela destacou medidas de aprimoramento da governança institucional, da gestão de riscos e do uso eficiente dos recursos públicos.

Dando continuidade ao evento, Gustavo Vidigal voltou ao palco para detalhar os “Projetos Estratégicos da Presidência”, com foco na transparência, na comunicação institucional e no desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas à gestão pública.
A solenidade foi finalizada com a exibição de um vídeo institucional e um novo pronunciamento do Conselheiro Presidente, Durval Ângelo, que reforçou a importância do trabalho integrado entre as áreas do Tribunal.
O Procurador-Geral do MPC-MG e Presidente da Ampcon, Marcílio Barenco apontou a importância do lançamento:
“O lançamento do Plano de Gestão 2025-2026 do Tribunal de Contas é um momento importante para reforçar o compromisso institucional com um controle externo cada vez mais eficaz, moderno e conectado com as necessidades da sociedade. A presença do Ministério Público de Contas nesse evento simboliza também o nosso alinhamento com essa visão estratégica.
Entendemos que um planejamento bem construído, participativo e alinhado entre as instituições que integram o sistema de controle contribui não apenas para maior eficiência administrativa, mas também para uma atuação mais resolutiva, preventiva e transformadora. O caminho é coletivo — e é com esse espírito que o Ministério Público de Contas reafirma seu compromisso com a boa governança e o interesse público.”
Além das autoridades mencionadas marcou presença os Conselheiros em exercício do TCE-MG Telmo Passarelli, Adonias Monteiro e Licurgo Mourão, além de servidores e colaboradores da Casa.