Popup do evento
Procuradora Corregedora do MPC-MG discursa na última Sessão do Conselheiro Cláudio Terrão
Publicação em 31 de outubro de 2024

Aconteceu ontem, 30, no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Sessão Solene em homenagem ao Conselheiro Cláudio Terrão, presidida pelo Presidente da Corte, Conselheiro Gilberto Diniz. Na ocasião, o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais foi representado pela Procuradora Corregedora, Sara Meinberg.  

A sessão solene. 30 out. 2024. Foto: MPC-MG.

Entre os pares do TCE-MG, estiveram presentes o Conselheiro Vice-Presidente, Durval Ângelo, os Conselheiros Mauri Torres e Agostinho Patrus, o Conselheiro em exercício Telmo Passareli, o Conselheiro Substituto Adonias Monteiro e o Conselheiro que se aposenta, Cláudio Terrão. Também prestigiaram a Sessão a Procuradora Cristina Andrade Melo, além de servidores do TCE-MG e do MPC-MG, familiares e amigos do homenageado.  

Adonias Monteiro, Telmo Passareli, Agostinho Patrus, Durval Ângelo, Mauri Torres e Cláudio Terrão. 30 out. 2024. Foto: MPC-MG.

A sessão contou ainda com a exibição de um vídeo, que incluiu mensagens de Conselheiros de outros Estados, como César Miola, do TCE-RS; Carolina Costa, do TCE-BA; e o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia.  

Em seguida, houve falas dos Conselheiros presentes, do Presidente da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas de Minas Gerais (Asscontas), Antônio da Costa Lima Filho; do Advogado-Geral do Estado, Sérgio Pessoa; do Professor Luciano Ferraz; do Superintendente de Controle Externo do TCE-MG, Pedro Henrique Magalhães Azevedo; e do Vice-Presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE-MG (AudTCE-MG), Anderson Sampaio.  

A Procuradora Corregedora do MPC-MG, Sara Meinberg, em seu discurso. 30 out. 2024. Foto: MPC-MG.

A Procuradora Sara Meinberg, em sua fala, destacou a trajetória de Cláudio Terrão:  

“Hoje homenageamos o Conselheiro Cláudio Terrão, que alcançou um dos mais altos postos na hierarquia da administração pública do nosso Estado — um verdadeiro exemplo do conceito de ponto de chegada, citado pelo poeta Mário Quintana. Em um mundo repleto de modelos fabricados de sucesso e figuras públicas muitas vezes vazias de conteúdo, o Conselheiro Cláudio Terrão representa o mérito genuíno e os valores da meritocracia weberiana. Sua trajetória, tanto pessoal quanto profissional, ilustra como o esforço e a dedicação levam a resultados concretos, servindo como inspiração para todos que, hoje, sacrificam tempo e lazer em busca de um futuro promissor.   

(…) 

Se o Conselheiro Cláudio Terrão alcançou o mais elevado ponto de chegada mencionado por Mário Quintana, é porque, superando todas as dificuldades, pôde se educar, aprimorar-se e obter o preparo acadêmico necessário. E é importante destacar o legado inestimável que ele deixa para a educação de Minas Gerais, especialmente com o programa Na Ponta do Lápis. Esse programa, que reúne ações articuladas de caráter orientador e pedagógico, acompanha a aplicação de recursos na educação, promovendo transparência e eficiência. 

(…) 

Encerrando, recorro ao trecho do escritor belorizontino Fernando Sabino: “De tudo ficaram três coisas. A certeza de que ele está sempre começando. A certeza de que era preciso continuar. E a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança. Do medo, uma escada. Do sono, uma ponte. Da procura, um encontro. No fim, dá certo. Se não deu, é porque ainda não chegou ao fim”.  

Conselheiro, com essas palavras, deixamos nossa homenagem e os votos do Ministério Público de Contas de muito sucesso e felicidade na nova fase que se inicia. Muito obrigada”. 

No encerramento, o homenageado fez um discurso de agradecimento: 

“Agradeço a todos os presentes nesta sessão e aos que nos assistem pela TV TCE.  

(…)  

Agradeço de forma singela, mas de coração, aos Conselheiros, Conselheiros Substitutos, Procuradores do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, jurisdicionados e seus representantes, e, especialmente, aos advogados. Agradeço ao Advogado-Geral do Estado, Dr. Sérgio, e ao professor, advogado e amigo Luciano Ferraz, pela convivência enriquecedora e pelo aprendizado que sempre me proporcionaram.  

Gostaria de dedicar um momento especial aos técnicos desta Casa, pois são vocês que, de fato, fazem as coisas acontecerem. Meu abraço fraterno vai, também, pela internet, a alguém que me acompanhou de maneira especial nesta jornada: Raquel Campos Pereira de Carvalho. Nesses mais de 16 anos, Raquel sempre representou com excelência e inspiração o espírito desta Casa.”. 

A todos, paz e bem, e muito obrigado”.  

O Advogado-Geral do Estado e a Procuradora Cristina Andrade Melo, à esquerda, ao lado dos presentes na cerimônia. 30 out. 2024. Foto: MPC-MG.