Nesta quinta, 12, o Ministério Público de Contas de Estado de Minas Gerais lançou a nova logo, acompanhada de uma nova identidade visual, como marco da comunicação institucional do Órgão. A reformulação, aprovada em agosto pelo Colégio de Procuradores, tem como objetivo modernizar a imagem do Parquet de Contas mineiro.
O novo conjunto gráfico traz um design mais arrojado, seguindo tendências contemporâneas e mantendo elementos que remetem à tradição e seriedade do MPC-MG. O logotipo passa a adotar uma tipografia mais limpa e cores que ressaltam a clareza e a confiança que a instituição deseja transmitir. A reformulação busca, além de modernizar, garantir maior reconhecimento da marca e aproximar o Órgão Ministerial da sociedade civil.
De Relatoria do Procurador-Geral, Marcílio Barenco, a Proposta de Nova Identidade Visual do MPC-MG foi deliberada e aprovada por maioria na 2ª Sessão Plenária Virtual do Colégio de Procuradores, realizada entre os dias 5 e 9 de agosto de 2024.
A nova marca já está sendo aplicada em todos os materiais de comunicação, desde documentos oficiais até campanhas institucionais.
O Processo
Partindo de uma Pesquisa Conceitual distribuída para os gabinetes, foi feito um levantamento de opiniões e percepções a respeito do MPC-MG, onde foi apontado, especialmente, o desejo de maior proximidade do Parquet Especial com a sociedade.
Segundo Guilherme Fernandes, servidor responsável pela reformulação, “a pesquisa levou em conta identidades visuais de outros órgãos mineiros e de outros MPCs do Brasil. O desenho da logo teve inspiração na bandeira do Estado de Minas Gerais e nas obras do artista mineiro Amilcar de Castro. O ícone é oriundo da ideia de uma superfície plana que se ergue em um processo de edificação, ao mesmo tempo projetando uma sombra que cobre e protege: almeja o futuro, tem sua história como base e ainda promove segurança”.