
Na última terça, 30, os membros do Colégio de Procuradores do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais reuniram-se nas dependências da Procuradoria-Geral para apreciação da pauta da 1ª Reunião Extraordinária – exercício de 2024 – publicada no Diário Oficial de Contas em 29 de fevereiro deste ano. Estiveram presentes o Procurador-Geral, Marcílio Barenco Corrêa de Mello; o Subprocurador-Geral, Daniel de Carvalho Guimarães; a Procuradora Corregedora, Sara Meinberg Schmidt de Andrade Duarte, a Procuradora Ouvidora, Elke Andrade Soares de Moura; a Procuradora Maria Cecília Mendes Borges; o Procurador Glaydson Santo Soprani Massaria; e a Procuradora Cristina Andrade Melo.
Nessa pauta, além de assuntos gerais, destacaram-se (i) a formação da lista tríplice de Procuradores do Parquet de Contas mineiro, na forma do art. 31 da Lei Complementar estadual n. 102, de 17 de janeiro de 2008, e da Resolução MPC-MG nº 13, de 16 de dezembro de 2015, para escolha do Procurador-Geral para o mandato 2024-2026; e (ii) a eleição do Corregedor do MPC-MG para o cumprimento do mandato 2024-2026, na forma estabelecida na Resolução MPC-MG nº 33, de 17 de outubro de 2023.
Quanto à formação da lista tríplice, realizado o pleito, os Procuradores mais votados foram o atual Procurador-Geral, Marcílio Barenco, com sete votos; o Subprocurador-Geral, Daniel Guimarães, com seis votos; e a Procuradora Ouvidora, Elke Moura, com cinco votos. Os três aceitaram compor a lista, que foi enviada ao Governador do Estado, Romeu Zema.
Por fim, foi realizada a eleição para Corregedor, tendo a atual Corregedora, Sara Meinberg, vencido por unanimidade, com sete votos. Indagada se aceita o encargo para o qual foi votada, a Procuradora Sara Meinberg respondeu positivamente, ficando eleita para o cargo de Corregedora do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais para o cumprimento do mandato 2024-2026, conforme dispõe o art. 2º, § 2º, da Resolução MPC-MG nº 33/2023.