Teve início, na manhã de ontem, 14, o 2º Seminário Mineiro de Integridade, promovido pela Rede Mineira de Integridade (RMI), da qual o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais é um dos órgãos integrantes. Representando o Parquet especial, estiveram presentes o Procurador-Geral, Marcílio Barenco, a Assessora da Procuradoria-Geral, Professora Maria Tereza Dias, e o Diretor, André Tebit.

O evento, que se estende até a tarde de hoje, na sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, tem como objetivo fortalecer a cultura de integridade e promover a interação colaborativa entre os órgãos membros da RMI.
Com palestras sobre a temática e exposição de casos e boas práticas realizadas pelos órgãos integrantes da Rede, a cerimônia de abertura contou com as falas dos representantes dos órgãos, que, de maneira geral, citaram a necessidade do trabalho em rede para o fortalecimento da cultura da integridade, compartilhando conhecimentos e ações que já são adotadas por algum órgão e podem ser aplicadas em outro.
Nesse sentido, o Procurador-Geral do MPC-MG sublinhou tratar-se de um momento oportuno à interoperabilidade e troca de experiências entre os membros da RMI. Barenco também reforçou a necessidade de um efetivo controle interno como uma das formas de garantia de integridade, citando, para isso, relatório de 2017 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em que foi demonstrado que a maior preocupação da sociedade é com a corrupção e seus nocivos efeitos em relação à não implementação de políticas públicas.


Após a cerimônia de abertura, o Professor e Escritor Marcelo Zenkner palestrou sobre o tema “Fundamentos da Integridade Pública”. Ao final da manhã do primeiro dia, foi lançado o e-book com todas as atividades da Rede Mineira de Integridade. Por sua vez, o período da tarde ficou reservado para a apresentação de boas práticas dos constituintes da RMI. A exposição do MPC-MG foi conduzida pela Professora Maria Tereza Dias, que abordou a implementação do programa de integridade no Órgão Ministerial e as especificidades de atribuições que concorrem para um programa de integridade também com diferenças em relação aos demais integrantes da RMI, como a implantação da Ouvidoria e a continuidade do “Projeto Conhecendo o MPC”.


Todas as palestras do evento estão disponíveis no canal do TJMG no YouTube.
Faça o download do conteúdo apresentado pela Assessora da Procuradoria-Geral, Maria Tereza Dias: