Popup do evento
MPC-MG integra campanha da DPMG sobre direitos das pessoas com autismo
Publicação em 15 de junho de 2023

Peça de divulgação da campanha
“Autismo – Todos nós temos direitos – Segurança e Acolhimento”

No dia 18 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Orgulho Autista. O objetivo da data é conscientizar que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) não é uma doença, mas uma variação neurológica natural da diversidade humana, que produz formas distintas e atípicas de pensamento, mobilidade, interação, processamento sensorial e cognitivo. 

Nesse contexto, a Rede de Proteção da Pessoa com Deficiência, articulada pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), com a cooperação de outros órgãos estaduais, incluindo o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, desenvolve ações durante esta semana. 

Nesta quinta, 15, às 15h, ocorrerá o lançamento da campanha “Autismo – Todos nós temos direitos – Segurança e Acolhimento”. O projeto tem o objetivo de informar e conscientizar a população sobre os direitos das pessoas autistas, com enfoque na segurança pública. 

A iniciativa busca criar uma aproximação junto à Polícia Militar de Minas Gerais, por meio de palestras sobre a identificação da pessoa com autismo e questões pertinentes a abordagens e atendimentos policiais. A ideia é fornecer informações para que os policiais militares estejam devidamente preparados para prestar atendimento eficaz à pessoa com TEA, conhecendo suas especificidades, respeitando seus direitos e compreendendo suas necessidades.

Outro aspecto do projeto é levar informação gratuita, direta e acessível à população sobre os direitos das pessoas autistas, promovendo a neurodiversidade. 

Idealizada e produzida pelo artista plástico, cineasta e escritor Ernane Alves, que possui autismo nível 1, a campanha também pretende disseminar informações sobre os direitos diante de crimes de discriminação contra pessoas com TEA, inclusive os praticados em meios virtuais. 

Peça de divulgação da palestra de Ernane Alves para o lançamento da campanha
“Autismo – Todos nós temos direitos – Segurança e Acolhimento”

O evento de lançamento ocorrerá no Auditório da Unidade I da Defensoria em Belo Horizonte, com transmissão pelo YouTube (c/defensoriamineira), e contará com abertura do Defensor Público Luís Renato Braga Arêas Pinheiro.


PERFIL

Ernane Alves é artista plástico, cineasta e escritor. Em 2009, recebeu o diagnóstico de autismo leve e, diante das dificuldades que enfrenta por sua condição, em 2019 decidiu dar visibilidade ao transtorno por meio de sua obra. Em 2021 lançou o livro “Colapso azul”, no qual apresenta “a vivência e a essência do autista em uma sociedade que se acredita neurotípica na maioria”. O autor recebeu o Prêmio Orgulho Autista 2021, por sua atuação na causa do autismo no Brasil. A premiação é promovida pela Comissão das Associações de Defesa dos Direitos dos Autistas de Minas Gerais (CADDA). 

  











Fonte: https://defensoria.mg.def.br/defensoria-mineira-sediara-lancamento-de-campanha-sobre-direitos-das-pessoas-autistas-com-foco-na-seguranca-publica/#:~:text=A%20Defensoria%20P%C3%BAblica%20de%20Minas,com%20enfoque%20na%20seguran%C3%A7a%20p%C3%BAblica