
“Autismo – Todos nós temos direitos – Segurança e Acolhimento”
No dia 18 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Orgulho Autista. O objetivo da data é conscientizar que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) não é uma doença, mas uma variação neurológica natural da diversidade humana, que produz formas distintas e atípicas de pensamento, mobilidade, interação, processamento sensorial e cognitivo.
Nesse contexto, a Rede de Proteção da Pessoa com Deficiência, articulada pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), com a cooperação de outros órgãos estaduais, incluindo o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, desenvolve ações durante esta semana.
Nesta quinta, 15, às 15h, ocorrerá o lançamento da campanha “Autismo – Todos nós temos direitos – Segurança e Acolhimento”. O projeto tem o objetivo de informar e conscientizar a população sobre os direitos das pessoas autistas, com enfoque na segurança pública.
A iniciativa busca criar uma aproximação junto à Polícia Militar de Minas Gerais, por meio de palestras sobre a identificação da pessoa com autismo e questões pertinentes a abordagens e atendimentos policiais. A ideia é fornecer informações para que os policiais militares estejam devidamente preparados para prestar atendimento eficaz à pessoa com TEA, conhecendo suas especificidades, respeitando seus direitos e compreendendo suas necessidades.
Outro aspecto do projeto é levar informação gratuita, direta e acessível à população sobre os direitos das pessoas autistas, promovendo a neurodiversidade.
Idealizada e produzida pelo artista plástico, cineasta e escritor Ernane Alves, que possui autismo nível 1, a campanha também pretende disseminar informações sobre os direitos diante de crimes de discriminação contra pessoas com TEA, inclusive os praticados em meios virtuais.

“Autismo – Todos nós temos direitos – Segurança e Acolhimento”
O evento de lançamento ocorrerá no Auditório da Unidade I da Defensoria em Belo Horizonte, com transmissão pelo YouTube (c/defensoriamineira), e contará com abertura do Defensor Público Luís Renato Braga Arêas Pinheiro.
PERFIL
Ernane Alves é artista plástico, cineasta e escritor. Em 2009, recebeu o diagnóstico de autismo leve e, diante das dificuldades que enfrenta por sua condição, em 2019 decidiu dar visibilidade ao transtorno por meio de sua obra. Em 2021 lançou o livro “Colapso azul”, no qual apresenta “a vivência e a essência do autista em uma sociedade que se acredita neurotípica na maioria”. O autor recebeu o Prêmio Orgulho Autista 2021, por sua atuação na causa do autismo no Brasil. A premiação é promovida pela Comissão das Associações de Defesa dos Direitos dos Autistas de Minas Gerais (CADDA).
Fonte: https://defensoria.mg.def.br/defensoria-mineira-sediara-lancamento-de-campanha-sobre-direitos-das-pessoas-autistas-com-foco-na-seguranca-publica/#:~:text=A%20Defensoria%20P%C3%BAblica%20de%20Minas,com%20enfoque%20na%20seguran%C3%A7a%20p%C3%BAblica.