Procuradora Sara Meinberg S. A. Duarte

Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais

Sara Meinberg Schmidt de Andrade Duarte Procuradora do Ministério Público

Sara Meinberg Schmidt de Andrade Duarte é Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais desde 10 de fevereiro de 2011, em razão de aprovação em concurso público.

É bacharel em Direito, formada em 1997 pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Completou também o primeiro período do curso de Comércio Exterior, em 1993, no Centro Universitário de Ciências Gerenciais – UNA. Fez o curso de Pós-Graduação em Poder Legislativo (especialização) na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Instituto de Educação Continuada – PUC/IEC.

Sara Meinberg trabalhou, de 1996 a 1998, no Escritório de Advocacia Aristóteles Atheniense Advogados S/C, exercendo a advocacia nas áreas de Direito Civil, Comercial, Tributário, Administrativo e Constitucional. Ingressou no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, por concurso público, em fevereiro de 1999, e trabalhou até março de 2000, no cargo de Técnico de Controle Externo.

Aprovada em primeiro lugar em concurso público realizado em 1998/1999, ingressou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais em março de 2000 no cargo de Analista Legislativo – Consultor em Direito, e lá trabalhou até fevereiro de 2011, quando ingressou no MPCMG. Na Assembléia Legislativa, desenvolveu as seguintes atividades: consultoria jurídica às Comissões, aos Deputados e aos titulares dos órgãos da Assembleia, especialmente em matérias relacionadas aos Direitos Constitucional, Administrativo, Tributário, Previdenciário, do Consumidor, Eleitoral, Financeiro e Penal; elaboração de estudos, pesquisas, informações, instruções e minutas de proposições legislativas; assessoramento jurídico às atividades parlamentares de fiscalização e controle externo da administração pública e fornecimento de subsídios aos processos de acompanhamento e de avaliação de políticas públicas; consultoria temática às reuniões de Plenário; assessoramento a Deputados em atividades político-parlamentares; estudos jurídicos de apoio a atividades institucionais e administrativas; assessoramento em projetos e eventos de caráter institucional.